O anêmico mercado automotivo do Brasil está ganhando impulso com os motoristas de maior poder aquisitivo, que estão adquirindo modelos Mercedes e BMW em um momento em que colocam mais carros de luxo ao seu alcance.
O segmento de luxo, que cresceu 32 por cento no primeiro trimestre, é um ponto de luz em meio às vendas totais de veículos, que caíram 5 por cento, segundo duas associações automotivas. As altas taxas aplicadas às importações têm mantido os modelos de último tipo muito caros para todos, exceto para a camada mais alta de clientes.
As marcas de luxo vêm se ajustando às necessidades do mercado local focando em carros de entrada como o hatchback Mercedes Benz Class A 200 Turbo, vendido por R$ 111.000 (US$ 49.471). Com os Toyota Corollas precificados a R$ 93.000 e os Honda Accords a R$ 120.000, os brasileiros com bolso mais fundo estão aproveitando.
As fabricantes de carros estão apostando no Brasil mesmo em um momento em que o crescimento econômico da maior economia da América do Sul tem previsão de desacelerar para 1,8 por cento neste ano, contra uma taxa média de 2 por cento entre 2011 e 2013. Contudo, as fabricantes estão sendo encorajadas pelos indicadores econômicos básicos. É por isso, em parte, que a BMW continua investindo 200 milhões de euros (US$ 276 milhões) em sua primeira fábrica brasileira, disse Arturo Piñeiro, CEO da BMW no Brasil.
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